domingo, fevereiro 04, 2007

Scalpe

Foi relendo um de meus posts no cibalena que resolvi criar um blog apenas de séries de televisão. Foi assistindo séries de televisão que resolvi criar um blog apenas de séries de televisão. Foi vendo a capa da superinteressante deste mês que resolvi criar um blog apenas de séries de televisão. Foi escrevendo resenhas de Desperate Housewives que resolvi criar um blog apenas de séries de televisão. Foi entrando todos os dias no sériesetc e no teleseries que resolvi criar um blog apenas de séries de televisão. Foi fazendo qualquer coisa em qualquer dia que resolvi criar um blog apenas de séries de televisão. Eu via um pequeno garoto na rua e ele me lembrava um filho da Lynnete. Eu via um gordo no shopping e ele me lembrava de Jim. Eu via uma mulher de olhos esbugalhados na rua e me lembrava da fenomenal Tori Spelling. Eu via um poste na rua e conseguia fazer associações desde Veronica Mars até Will and Grace. Então por que não escrever sobre o que eu mais gosto de fazer na vida?
Ninguém está pressionando uma arma na minha cabeça, posso escrever o que quiser, quando quiser, parar de escrever o que quiser, voltar a escrever o que quiser, xingar a Lívia Prestes, zoar o Seven Cities, criticar a Warner, enfim...comentar, mesmo que seja comigo mesma, o que eu sempre quis comentar mas ninguém agüentava ouvir.

A capa da superinteressante sugere o fim da televisão por causa da popularidade de Lost. Não cheguei a ler a matéria nem comprar a revista e, desobedecendo o "não julgue um livro por sua capa", me sinto na necessidade de pontuar que a superinteressante cometeu um erro de julgamento. Acredito que a popularidade de Lost abriu espaços ainda maiores no meio da mídia e, principalmente, no meio televisivo. Tudo bem, quase ninguém mais assiste Lost na televisão (eu desobedeço essa moda e espero pela AXN, mas sou uma das poucas não fanáticas pela série...), mas temos de concordar que Lost atiça para caramba a curiosodade de qualquer espectador. Seja aquele que está acostumado com Manuel Carlos, ou aquele que já atribuiu "Frak" ao vocabulário do dia-a-dia. E o que mais impressiona é que essa curiosidade faz parte de uma linha tênue ao fantismo. milhares de sites e especiais de revistas dedicam tempo e espaço para comentar um seriado de televisão americano. Contigos e Suplementos de domigo dos nossos jornais começam a tirar um pouco de espaço das novelas e didicá-los aos especiais sobre séries médicas, investigativas, polêmicas... Diversos sites fornecem episódios legendados logo depois de das séries irem ao ar nos States, isso sem contar a febre do youtube que apresenta 754.000 vídeos musicados com cenas "JaTe", "Skate", "Carby" e outros apelidos bizarros para casais das telinhas...

Aos que acompanhavam pela primeira vez um seriado, o conceito de temporada era estranho. Como assim continua só em três meses? Novelas não são assim e graças a deus nunca foram. No máximo o suspense de sábado se resolveria na segunda. Não tinha nada disso...
Lost revolucionou o cenário de seriados enlatados, não pela sua qualidade (da qual não duvido de maneira alguma) mas pela sua capacidade de instigar o espectador para ver o que acontece depois. Vou contar que a minha parte favorita das segundas feiras na AXN eram as cenas dos próximos capítulos de Lost, não o capítulo em si. Quando a série chegou ao final de sua primeira temporada e umas três semanas de choque se passaram, todo mundo começou a ficar meio orfão. Surgem então pequenos refúgios. Prison Break, 24 horas e, para as fãs de Sawyer e Sayid, Desperate Housewives. Séries fantásticas que, sem o empurrãozinho de Lost, não seriam tão populares na terra das novelas.
Tudo bem, eu acompanho séries de televisão desde a época em que Days of our Lives passava na Sony (e a tonta assistia para procurar o Dr Drake Ramoray, que nunca apareceu) e não precisei de uma série grandiosa como Lost para me viciar em outras, mas agradeço ao Dr Jack Shepherd e sua turma que ajudaram tanto na popularização de seriados de televisão, que agora não preciso entrar em sites obscuros para comentar Weeds e Nip/Tuck. Basta esperar pelo próximo dia útil...

Marcadores: ,