domingo, fevereiro 18, 2007

Poker is Joker with a P!!!

"Pergunte para eles se não seria mais rápido cortar a cara do bebê do pênis e depois colocá-la no coelhinho. Puta que frase estranha!"
Ross Geller, Friends

Eu fico fascinada com o quanto Friends é popular. Se você começa a cantar Smelly Cat, ou falar How YOU doin', todo mundo reconhece. Tem até gente (como eu) que tenta mostrar que sabe mais do que os outros, começando um campeonato de cultura inútil para saber quem é mais fanático: It's Muu, Joey's Apple, There's Always Room for Jellow, Seven, Althea etc...
Quantas séries foram assim? Tudo bem, tem séries que deixam sua trademark, mas as falas famosas não passam de duas... A Summer com o "iuuu" (não sei como se escreve), o "Frack" de Battlestar Galactica, "Tell me what you don't like about yourself", de Nip/Tuck, O Lost com "Dude"..."Breasts!!!" de Coupling, "Damn It", de 24...Em Seinfeld houve frases famosas pra caramba, tipo "Not that there's anything wrong with it", ou "Real and Spectacular", mas Seinfeld é exceção das exceções. Chaves a mesma coisa, são catchaphrases que sempre repetiam-se..."Ninguém tem paciência comigo" e "isso isso isso" estão na ponta da língua de qualquer brasileiro que já teve seis anos de idade (ou que mesmo com 60 ainda se sentem com 6 quando ligam no SBT), mas frases soltas e faladas uma vez serem repetidas por tantos anos, é uma proeza única de Friends. Não houve ainda outra comédia com tanto sucesso e tanta repersursão como Friends (nota-se que eu escrevi comédia...os fãs de Arquivo X e Lost podem desencanar de reclamar). Era tão divertido assistir ao episódio do Poker, ou ver os pais da Monica, as irmãs da Rachel, a Ursula, os flashbacks...É uma nostalgia (ainda curta...) ligar a Warner 7:30 da noite e rir das piadas que a gente já conhece. Eu acho uma delícia.

Lê-se muito sobre o fim das sitcoms. Elas ficaram obsoletas, perderam a graça, o público ficou exigente etc... Mas acredito que o fim das sitcoms é o resultado da piora dos escritores do gênero. O público não ficou mais exigente coisa nenhuma. A comédia mais assistida nos EUA é Two and a Half Men...Que é uma sitcom. As comédias mais bem sucedidas de todos os tempos são Friends e Seinfeld, duas sitcoms. Não há muitas sitcoms vivas hoje em dia, mas culpar o público exigente é só escapismo: Como um público pode ser exigente se Supernatural, Las Vegas, 7th Heaven, Club House continuam passando na tv? é fácil culpar o público pela incompetência das novas sitcoms. Lembre-se que a Old Christine ganhou o Emmy de melhor atriz. Lembre-se que os dvd's mais vendidos são de Seinfeld e Friends. Lembre-se que a gente que reclama das risadas no fundo ainda assiste Chaves. Lembre-se que Friends passa todos os dias, às 7 e meia da noite. Lembre-se disso. Porque você é público. E não tem culpa de nada.

Marcadores: , ,